Notícias

20/09/2018 09:21

Promovido pelo SESCON-SP, mais de mil pessoas participaram do 26º EESCON Desafios da transformação é tema de maior evento contábil

Representantes de empresas do segmento debatem oportunidades que a nova realidade traz e avaliam os impactos que modificam o comportamento de gestores e profissionais em todo o País

Mais de mil pessoas participaram do 26º EESCON - Encontro das Empresas de Serviços, promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) no Campos do Jordão Convention Center. O evento, que teve como tema “Os desafios da transformação”, terminou na última sexta-feira, 14.

Durante três dias, de 12 a 14 de setembro, os empresários e especialistas em contabilidade debateram sobre como se preparar para encarar os desafios que a nova realidade social, econômica e tecnológica traz para empresas de todos os portes e profissionais de diversos segmentos. “O universo corporativo tem sido profundamente impactado por este novo cenário, pequenas mudanças chegam e acabam por transformar todo um comportamento, um setor ou cadeia produtiva. Sistemas integrados, SPED, inteligência artificial, sistemas na nuvem, blockchain e outros tantos novos conceitos e novas práticas vêm chegando ao dia a dia das empresas, exigindo a transformação também do empresário e do profissional, que devem ser flexíveis às mudanças e ter a capacidade de se adaptar e de se reinventar”, ponderou o presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto, na abertura do evento.

Os desafios, contudo, não se baseiam apenas na seara tecnológica. Saber lidar com este ambiente requer uma autotransformação para não acabar comprometendo a qualidade de vida dos empresários e profissionais. Afinal, saber o momento de “desligar” é fundamental neste ambiente que exige que todos estejam o tempo todo conectados. Por este motivo, a inteligência emocional é tida como uma das maiores habilidades para o futuro que as pessoas terão de aprender a desenvolver.

Para auxiliar os presentes nesta tarefa, a palestra de abertura do evento abordou o tema “Transformação pessoal e profissional no cenário desafiador”, proferida por Paulo Alvarenga, eleito um dos 25 maiores nomes da liderança do Brasil. PA, como é conhecido, é ainda Master Practioner e Trainer Training pela Sociedade Brasileira de PNL.

As constantes exigências de atualização e capacitação que as transformações nas relações de trabalho e negócio requerem dos profissionais reivindica que gestores e colaboradores estejam em constante evolução para se manterem competitivos. “Mas só é possível conseguir um resultado diferente se mudarmos nossa forma de atuação”, diz P.A. Segundo ele, para transformar quem somos, precisamos modificar como pensamos. “Isto, contudo, só acontece quando a pessoa quer realmente mudar, por isso é importante trazermos esta responsabilidade para nós”, orienta Alvarenga. “Não importa qual seja o propósito, se a meta é se manter competitivo, o gestor nunca pode perder aquele brilho nos olhos que motiva as pessoas. É preciso acreditar no nosso potencial e no que queremos. Confiança gera lucro”, diz.

Autoconhecimento 

Uma técnica milenar que auxilia as pessoas a desenvolverem a reconexão consigo mesmas é a meditação, cuja prática vem sendo cada vez mais adotada também no ambiente de trabalho, pelos benefícios que proporcionam às pessoas e, por consequência, aos resultados dos negócios.

Os participantes do 26º EESCON puderam experimentar esta técnica na prática, com uma aula de yoga ministrada por Fernanda Haskel, especialista em mindfulness pela Universidade de Toronto e pesquisadora de mindfulness no ambiente de trabalho, prática de yoga e meditação.

Fernanda também apresentou o painel “Mindfulness – um convite para a autotransformação”. “A mente oscilante é o grande obstáculo à percepção de quem realmente somos. Por essa razão, a yoga tem por objetivo promover condições mentais indispensáveis para que o fluxo de pensamentos seja interrompido. É preciso lembrar sempre que o tempo é muito precioso e rapidamente se esvai. Por isso, estar conectado consigo é fundamental e o caminho para o desenvolvimento íntimo. E é a auto-superação que nos leva a desenvolver a força de vontade”, explicou a especialista em yoga.

Saúde

Além de cuidar da mente, ter atenção com a saúde também é essencial. Frederico Porto, médico psiquiatra e nutrólogo credenciado pelo National Values Center, abordou o tema “Qualidade de vida produtiva- o executivo como um atleta corporativo”. “O volume de demanda de um ser humano é sempre crescente ao longo da vida. Isto é natural, uma vez que o mundo vai ficando cada vez mais complexo. Mas, o que interfere na qualidade de vida dos profissionais não é o excesso de trabalho, e sim a falta de descanso. Para equilibrar esta equação, é preciso saber incluir pausas em nosso cotidiano nos níveis físico, mental e espiritual”, esclarece.

Uma das indicações de Porto para reequilibrar as energias é ter uma boa noite de sono. “Você tem que cuidar do seu sono tão bem quanto você cuida da sua alma, pois quando a pessoa dorme melhor, o cérebro funciona melhor e isso vai influenciar nos resultados fisiológicos, emotivos, sentimentais e comportamentais das pessoas”, diz Porto.

O evento contou ainda com a participação de representantes de profissionais de contabilidade de instituições parceiras e entidades congraçadas, além da presença de diretores, ex-presidentes do Sescon-SP e de deputados estaduais e federais, como o deputado estadual Itamar Borges e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.


Contato

SESCON/MT - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento,
Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso.

Endereço: Travessa do Rosário (Roza), 47, Lixeira, Cuiabá – MT / CEP: 78008-585
Telefone(s): (65) 3634-3470 / (65) 3634-8371
Email: adm@sescon-mt.com.br / comercial@sescon-mt.com.br

SESCON MT - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo