Notícias

11/11/2019 12:38

Aposentadoria por idade: O antes e o depois com a Reforma da Previdência

A aposentadoria por idade é uma das modalidades do benefício que está prevista na legislação previdenciária. Para ter direito a esse benefício é preciso preencher dois requisitos:

  • Idade mínima: que é de 65 anos, para os homens, e de 60 anos, para as mulheres.
  • Tempo mínimo de contribuição: que é de 15 anos, o que dá uma média de 180 contribuições.

Quando o contribuinte atinge esses requisitos tem direito a 70% do valor integral do benefício, podendo receber o valor integral se continuar contribuindo. A cada ano excedente o segurado tem direito a um aumento de 1% no valor final do benefício.

Com a Reforma da Previdência a aposentadoria por idade continua existindo, mas com outros requisitos:

  • Idade mínima: passa a ser de 62 anos, para as mulheres, e se mantém em 65 anos, para os homens.
  • Tempo de contribuição: é alterado para 20 anos.

Após a reforma, quando o segurado atingir todos os requisitos, terá direito a 60% do valor integral da aposentadoria, que poderá ser acrescido de 1% a cada ano excedente de contribuição. Nesse caso para ter direito a aposentadoria por idade, com valor integral, será preciso contribuir por 40 anos.

Regras de transição e a Reforma:

 
 

Para quem já está inserido no mercado de trabalho podem ser aplicadas as regras de transição, que possibilitarão ao trabalhador a aposentadoria sem a necessidade de preencher os novos requisitos. São regras de transição:

Aposentadoria por idade: essa regra vale apenas para as mulheres que pretendem se aposentar por idade, pois há alteração na idade mínima de 60 para 62 anos. O aumento ocorrerá de forma gradual, sendo acrescido 6 meses a cada ano, a partir de 1º de janeiro de 2020. Até o final da transição, para ter direito ao benefício, é preciso alcançar a idade mínima exigida no momento da requisição do benefício.

 

Pedágio de 50%: essa regra é aplicada para quem ainda não cumpriu o tempo mínimo de contribuição. Os trabalhadores que estão a dois anos ou menos de completar o tempo de contribuição exigido, podem pagar um pedágio de 50% sobre tempo faltante. Se, por exemplo, faltar dois anos de contribuição, o segurado deve trabalhar por mais um ano. Nesse caso não é preciso cumprir o requisito da idade mínima para ter direito ao benefício.

Transição com idade mínima e pedágio: Nessa regra de transição é feita uma combinação entre a idade mínima e o pedágio. Para se enquadrar nessa regra é preciso ter no mínimo 57 anos de idade, se mulher, e 60 anos, se homem, além disso é preciso pagar um pedágio de 100%. O trabalhador deve calcular o tempo restante para atingir o tempo mínimo de contribuição, que é de 30 anos, para as mulheres, e de 35 anos, para os homens, recolher a contribuição do período faltante e pagar um pedágio de 100%  sobre esse valor.

Cumprido qualquer desses requisitos o segurado terá direito ao benefício da aposentadoria por idade.

 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/aposentadoria-por-idadeo-antes-e-o-depois-com-a-reforma-da-previdencia/


Contato

SESCON/MT - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento,
Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso.

Endereço: Travessa do Rosário (Roza), 47, Lixeira, Cuiabá – MT / CEP: 78008-585
Telefone(s): (65) 3634-3470 / (65) 3634-8371
Email: adm@sescon-mt.com.br / comercial@sescon-mt.com.br

SESCON MT - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo